Suas postagens são sempre feitas com bastante qualidade de audio e imagem. Hoje eu te desculpo, rsrsrs. Veja como são as coisas: gravei esses materiais há um ano. Hoje, quando eu ouço minhas gravações do DPC, fico insatisfeito com a afinação. Essa é a beleza em ser músico: a eterna busca pela perfeição! Pelo o que ouço no exercício, está tudo funcionando bem. Nunca deixa de estudar suas rotinas. Alterne entre DPC básico e intermediário e acrescente outros autores, mas sempre cumpra os 7 passos da rotina de fundamentos. Seus progressos são notórios e seu controle das notas longas melhorou muito. Meus sinceros parabéns! Se eu fosse você, postava alguma coisa tocando em sua conta de instagram. Você está soando muito bem e certamente inspiraria muitos outros trompetistas amadores. Mas... se prepare para ganhar muitos seguidores e perder a privacidade! haha! Brava!
@Prof. Érico Fonseca Obrigada pelos comentários. Seus 7 passos de fundamentos fazem rigorosamente parte da minha rotina diária antes de qualquer outro estudo ou repertório. Para quem nem aquecia direito antes de entrar no curso, isso é algo que não posso largar agora! Com relação ao instagram....🤣🤣🤣
Olá Alison. Eu considero esse o exercício mais difícil de se afinar no DPC intermediário. Você se saiu muito bem no controle da afinação. No minuto 1'10 (e em cada ataque que precede as notas longas), pense em posicionar a língua atrás dos dentes incisivos superiores antes de efetuar o golpe de língua. Isso me ajuda bastante para executar ataques na dinâmica piano. Se quiser melhorar sua emissão, recomendo o método de Merri Franquin: https://imslp.org/wiki/M%C3%A9thode_compl%C3%A8te_de_trompette_moderne_(Franquin%2C_Merri)
Outro método incrível para desenvolver doçura no ataque é o "La technique des lèvres" de Francis Bodet. Infelizmente, não o tenho em PDF.
Muito do DPC veio de autores clássicos como estes. Portanto, vale a pena complementar o estudo com outros autores, considerados canônicos.
Cara Alison. Hoje ao ouvir minha gravação desse exercício, noto problemas de afinação. Vivendo e aprendendo. Pelo o que notei, a emissão da nota, em seu primeiro momento, poderia ser melhor. A afinação do Fá estava alta. Procure não estudar com o "puh". Priorize um golpe de língua suave e delicado. Mi bemol também ficou um pouco alto. De maneira geral, acho que sua bomba poderia estar mais aberta, pois, a afinação estava predominantemente alta. É normal que, quando tocamos piano ou pianíssimo, a afinação tenda a subir. Por isso que é importante estudar em várias dinâmicas, para aprender a controlar esse fenômeno. Da nota Dó 3 para baixo, a afinação e o ataque melhoraram bastante. Parabéns pelo seu empenho! Esses exercícios trazem muitos benefícios como: qualidade sonora, resistência, controle da afinação e refinamento do ataque (emissão). Brava!!!
@Prof. Érico Fonseca OK Erico, muito obrigada! Gostei das sugestões. Vou abrir mais a bomba aqui, não vou estudar com "puh" e sim, vou tentar melhorar a emissão da nota com golpe de lingua suave.
Olá Alison! Como sempre, excelente postura! Tente ter menos "explosão" no início de algumas notas. Uma boa emissão tem, além da participação da língua, o ataque labial, que ameniza o impacto do golpe de língua. A afinação está boa, mas tente variar menos a altura das notas dentro do mesmo compasso. Eu sei que é difícil, eu também tenho essa dificuldade. O plano é estabilizar as notas longas, mas fazê-las soar dentro dos acordes do playback. Tente se desafiar a tocar sempre dinâmicas suaves (p e pp), inclusive no seu repertório.
Uma coisa importante: feche os lábios antes de atacar a nota, aproveite que vc tem tempo para inalar através do nariz, enquanto prepara a embocadura para, enfim, inalar pela boca, firmar os lábios e emitir a nota. Brava!!!
@Prof. Érico Fonseca
Desculpe a imagem. Estava frio mas tinha um sol gostoso, mas não sabia que estava fazendo este efeito...
Olá Alison. Eu considero esse o exercício mais difícil de se afinar no DPC intermediário. Você se saiu muito bem no controle da afinação. No minuto 1'10 (e em cada ataque que precede as notas longas), pense em posicionar a língua atrás dos dentes incisivos superiores antes de efetuar o golpe de língua. Isso me ajuda bastante para executar ataques na dinâmica piano. Se quiser melhorar sua emissão, recomendo o método de Merri Franquin: https://imslp.org/wiki/M%C3%A9thode_compl%C3%A8te_de_trompette_moderne_(Franquin%2C_Merri)
Outro método incrível para desenvolver doçura no ataque é o "La technique des lèvres" de Francis Bodet. Infelizmente, não o tenho em PDF.
Muito do DPC veio de autores clássicos como estes. Portanto, vale a pena complementar o estudo com outros autores, considerados canônicos.
Brava!
@Prof. Érico Fonseca
Cara Alison. Hoje ao ouvir minha gravação desse exercício, noto problemas de afinação. Vivendo e aprendendo. Pelo o que notei, a emissão da nota, em seu primeiro momento, poderia ser melhor. A afinação do Fá estava alta. Procure não estudar com o "puh". Priorize um golpe de língua suave e delicado. Mi bemol também ficou um pouco alto. De maneira geral, acho que sua bomba poderia estar mais aberta, pois, a afinação estava predominantemente alta. É normal que, quando tocamos piano ou pianíssimo, a afinação tenda a subir. Por isso que é importante estudar em várias dinâmicas, para aprender a controlar esse fenômeno. Da nota Dó 3 para baixo, a afinação e o ataque melhoraram bastante. Parabéns pelo seu empenho! Esses exercícios trazem muitos benefícios como: qualidade sonora, resistência, controle da afinação e refinamento do ataque (emissão). Brava!!!
@Prof. Érico Fonseca
Olá Alison! Como sempre, excelente postura! Tente ter menos "explosão" no início de algumas notas. Uma boa emissão tem, além da participação da língua, o ataque labial, que ameniza o impacto do golpe de língua. A afinação está boa, mas tente variar menos a altura das notas dentro do mesmo compasso. Eu sei que é difícil, eu também tenho essa dificuldade. O plano é estabilizar as notas longas, mas fazê-las soar dentro dos acordes do playback. Tente se desafiar a tocar sempre dinâmicas suaves (p e pp), inclusive no seu repertório.
Uma coisa importante: feche os lábios antes de atacar a nota, aproveite que vc tem tempo para inalar através do nariz, enquanto prepara a embocadura para, enfim, inalar pela boca, firmar os lábios e emitir a nota. Brava!!!
@Washington Soares Meu caro, o que achou do exercício? Alguma dúvida?