Caro Dairan, gostei muito dessa modalidade de postagem. Fique a vontade para compartilhar algumas delas em suas redes. Não se esqueça de me marcar! Abraço!
Caríssima Alison, acho válido variar entre bocal e o ConexSom. Eu prefiro deixar o dispositivo no nível 8. Entre o Dó 4 e o Mi 4, costumo ter quebras severas e trabalhando para corrigir. A partir do minuto 3, verifiquei que você não tem esse problema, portanto, mantenha a posição atual em 8. Na época que gravei o PC, o ConexSom ainda não havia sido desenvolvido. Gostei dos resultados nesse vídeo. Vc toca com pouco esforço físico e isso é importante. Cuide apenas para que a afinação seja mais precisa, mas já está muito boa!!!
Erico, adoro o conexsom! Sinto ele super confortável e sigo preferindo ele na posição 8....além da analise do video abaixo, peço sua valiosa opinião por favor para saber se o buzzing diário pode ser só feito com conexsom ou é bom também fazer com o bocal?...muito obrigada!
Sim, claro! Desculpe se eu desviei a conversa acima, mas achei os dois videos fabulosos com muita informação boa. Esclareceram também varias duvidas a respeito de como cortar as notas. Muito obrigada; muito interessantes e informativos!
@alison.correadolago A partir do minuto 28, tem vários exemplos do naipe de trompetes cortando as notas com a língua, o que dá um efeito muito bacana, também nesse tipo de repertório. O primeiro trompete aqui é meu colega na Filarmônica, Marlon Humphreys e a gente usa muito esse recurso em nosso naipe.
@Prof. Érico Fonseca Muito legal Erico! Shostakovich é dramático e o trompetista faz este efeito cortando as notas com a lingua. Eu nunca pensava a respeito disso antes nem observava. Obrigada! Mais novidades para mim! Bravo para seu colega tocando! Num ponto separado, achei engraçado que o Maestro usa só o que aparece ser um palitinho (no lugar do bastão), numa musica tao dramática!!
As duas formas são utilizadas. Sobretudo em big band, naipe de música pop e em alguns exemplos dentro da música sinfônica do século XX como Shostakovich, Bernstein e outros.
@Prof. Érico Fonseca Interessante! Obrigada pela informação. Eu não sabia. Tem alguma forma em que isso aparece na partitura ou é uma questão de saber?
@Prof. Érico Fonseca Fantástico este video, Erico! Além da parte a respeito de cortando as notas no "putting it all together", tem tantas formas diferentes de tocar: doit, squeeze, shake, lay back, flutter tongue, growl, ghost notes entre outras. Confesso que não conhecia a maioria delas. Torna-se nosso instrumento mais complexo ainda, porem versátil! O video é muito legal! Adoro "Big Band" mas so tive a oportunidade de assistir duas vezes na vida. O video serve de referencia para muitos estilos e explicações. Obrigada!
@Prof. Érico Fonseca Erico, muito obrigada. Ficou sim bem perceptível! Cortando com o ar fica mais delicada do que cortando com a lingua (mais abrupta). Desculpe se ja não sabia disso, mas devia sempre cortar com ar e não a lingua ou usa-se as duas maneiras?
Na verdade, nem deveria haver diminuendo. As mínimas (half notes) devem ser interrompidas com a coluna de ar e não com a língua. Tente perceber a diferença na forma de cortar as notas mais longas, seja usando a língua ou simplesmente interrompendo o sopro. Brava!
@Prof. Érico Fonseca Depende! Em geral, prefiro escrito, mas neste caso se quiser dar uma explicação por video para evitar qualquer duvida, agradeço. Mas sem querer criar um trabalho adicional para você. Obrigada!
Querida Alison, sinto os progressos. Afinação ótima. Tente não cortar a última mínima de forma muito abrupta. Leve-a a até o limite do quarto tempo, porém sem cortar com a língua. Sinto que você interrompe a passagem do ar de forma muito repentina mas pode ser coisa da gravação. Esse detalhe melhorou a partir de um minuto e meio de vídeo. Sua afinação é excelente. Fico pasmo com seu ouvido. Tudo está funcionando muito bem. A extensão do nível intermediário está bem incorporada no seu buzzing. Isso me deixa muito feliz!
Obrigada Erico. 😊 Depois de entrar na plataforma, estou cercada de afinador e o seu metrônomo dentro do exercício! Você tem toda razão a respeito de eu cortar a ultima minima. Quando você fala para não cortar com a lingua, deveria ser so diminuindo com os lábios? Thank you!
Caríssima Alison, acho válido variar entre bocal e o ConexSom. Eu prefiro deixar o dispositivo no nível 8. Entre o Dó 4 e o Mi 4, costumo ter quebras severas e trabalhando para corrigir. A partir do minuto 3, verifiquei que você não tem esse problema, portanto, mantenha a posição atual em 8. Na época que gravei o PC, o ConexSom ainda não havia sido desenvolvido. Gostei dos resultados nesse vídeo. Vc toca com pouco esforço físico e isso é importante. Cuide apenas para que a afinação seja mais precisa, mas já está muito boa!!!
@Prof. Érico Fonseca
Erico, adoro o conexsom! Sinto ele super confortável e sigo preferindo ele na posição 8....além da analise do video abaixo, peço sua valiosa opinião por favor para saber se o buzzing diário pode ser só feito com conexsom ou é bom também fazer com o bocal?...muito obrigada!
Fico muito feliz que tenha gostado dos vídeos, pois tinham a ver com o tema que a gente estava discutindo! Brava!!!
@alison.correadolago A partir do minuto 28, tem vários exemplos do naipe de trompetes cortando as notas com a língua, o que dá um efeito muito bacana, também nesse tipo de repertório. O primeiro trompete aqui é meu colega na Filarmônica, Marlon Humphreys e a gente usa muito esse recurso em nosso naipe.
As duas formas são utilizadas. Sobretudo em big band, naipe de música pop e em alguns exemplos dentro da música sinfônica do século XX como Shostakovich, Bernstein e outros.
@alison.correadolago
Na verdade, nem deveria haver diminuendo. As mínimas (half notes) devem ser interrompidas com a coluna de ar e não com a língua. Tente perceber a diferença na forma de cortar as notas mais longas, seja usando a língua ou simplesmente interrompendo o sopro. Brava!
Querida Alison, sinto os progressos. Afinação ótima. Tente não cortar a última mínima de forma muito abrupta. Leve-a a até o limite do quarto tempo, porém sem cortar com a língua. Sinto que você interrompe a passagem do ar de forma muito repentina mas pode ser coisa da gravação. Esse detalhe melhorou a partir de um minuto e meio de vídeo. Sua afinação é excelente. Fico pasmo com seu ouvido. Tudo está funcionando muito bem. A extensão do nível intermediário está bem incorporada no seu buzzing. Isso me deixa muito feliz!